domingo, 12 de fevereiro de 2012

Leitura da semana #1

Hoje vou começar esse post semanal (ou não) para falar sobre os livros que li durante a semana e um breve comentário sobre eles.

EU SOU UM GÊNIO DE MALDADE INENARRÁVEL E QUERO SER SEU PRESIDENTE DE TURMA (Josh Lieb)

O livro tem uma pegada bem infanto-juvenil, mas é até bem divertido. Um garoto que se imagina rico e poderoso (fato esse que ninguém sabe devido seus esquemas mirabolantes para esonder sua influência) vai driblando assim o bullying que sofre, na busca de atenção e do posto de presidente da turma do colégio. Tem um humor ácido que faz valer a pena a leitura.





AXOLOTLE ATROPELADO (Hellene Hegemann)

De longe, a melhor leitura da semana. O livro invade um universo meio nonsense de Mifti, uma garota rica que mora na Alemanha, viciada em drogas. O livro teve bastante repercussão no seu lançamento, pois a autora, Helene, foi acusada de plágio, fazendo com que sua obra simplesmente fosse a colagem de diversas outras. Na verdade isso meio que acontece e o livro traz um apêndice com referências às obras que serviram de "inspiração" à autora. Mesmo sendo pesada, achei uma leitura diferente do convencional. Destaque para os devaneios de Mifti em que é difícil distinguir se são verdade ou não. Só para justificar o título, axolotle é uma espécie de  salamandra mexicana que conserva as características do seu estado larval, uma alusão a personagem principal que se mantém em seu estado adolescente.


ANTES QUE EU VÁ (Lauren Oliver)

A escolha desse livro foi pelo fato de eu querer algo mais sentimental para ler. Quase larguei nas primeiras 30 páginas por se tratar de um livro mais de menininha, citando um zilhão de marcas de cosméticos, roupas, lojas, bolsas, etc. Mas o livro fica mais profundo daí pra frente. A história é de uma garota que morre após um acidente  e começa a reviver o mesmo dia em busca de certas respostas. A autora até que lida bem no desenvolvimento da descrição da mudança do tempo e as leis de ação e reação de acordo com cada escolha da protagonista. Legalzinho.


oi, sou um axolotle e sou sempre risonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário