domingo, 26 de agosto de 2012

Leitura da semana #3

Após muitos meses de hiatus (leia-se desânimo literário), coloco de novo no ar a coluna Leitura da semana, que comento os livros que li durante a semana. Os livros dessa vez me deram um gás para voltar a me animar.

POR ISSO A GENTE ACABOU (Daniel Handler)

Mais um ótimo livro de Daniel Handler, que escreveu a coleção Desventuras em Série sob o pseudônimo de LemonySnicket. Apesar de ser uma temática bem diferente de seus livros anteriores, é fácil notar seu modo único de escrita que te prende até o fim. Foi justamente isso que aconteceu: não consegui desgrudar até terminar de ler. A história de uma garota com o coração partido que devolve uma caixa para o ex com todos os pertences que marcaram o relacionamento dos dois acaba se tornando interessante, mesmo que caia em alguns clichês de vez em quando. Cada capítulo se inicia com um dos objetos devolvidos e no decorrer, a protagonista explica como o objeto se relaciona com a história dos dois. Ela é apaixonada por cinema e, durante toda a história, compara vários acontecimentos com os filmes antigos (fictícios) que tanto gosta. Leitura que vale muito a pena.


CARVÃO ANIMAL (Ana Paula Maia)

Uma autora nacional que me surpreendeu bastante. Peguei a dica no blog do Santiago Nazarian. Difícil descrever o que me prendeu tanto no modo de escrita dela, mas achei interessante o fato de ela conseguir tornar uma história relativamente simples (sem elementos sobrenaturais/fantásticos) em algo tão interessante de se ler. No livro em questão, ela destaca como todos os personagens estão ligados às cinzas e ao carvão, adentrando o psicológico dos mesmos de forma espetacular. Fiquei bem curioso para ler mais dela.




MELHORES POEMAS DE PAULO LEMINSKI

Reunião de diversas poesias do Leminski que já foram publicadas em outros títulos, que eu já havia lido há muitos anos e agora comprei um exemplar pra mim (muito difícil de se encontrar, diga-se de passagem). Sou suspeito pra falar, já que sempre fui muito fã do Leminski. Se as palavras têm algum poder, com certeza foram mágicas nas mão dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário